Política de Precificação do 20º Congresso Brasileiro de Gestão, Projetos e Liderança

Definição do Valor de Referência:
Para chegar em um bom valor de referência para as inscrições deve-se observar que o valor é definido conforme o ponto de equilíbrio, levando-se em conta as previsões de receita e despesa esperados para o projeto.
• Ele deve servir como base de cálculo considerando as diversas categorias de público-alvo;
• Deve ser calculado com base nos dias de palestras visando o evento integralmente;
• Sugere-se fazer benchmarking de valores em eventos com tamanho de público e estrutura semelhante para acompanhar a situação da economia do país.

Categorias de Inscrições:
As seguintes categorias estão previstas nesta política de precificação:

Público Geral (não filiado ao PMI®): aplica-se a qualquer pessoa que adquire sua inscrição individualmente sem associação ao PMI® na data da aquisição da inscrição.
Grupos: aplica-se aos grupos com no mínimo 5 inscrições, devendo ser pago por um único responsável financeiro, seja pessoa física ou jurídica.
Estudante: aplica-se a qualquer pessoa que adquire sua inscrição individualmente, sem associação ao PMI®, na data de aquisição da inscrição e que comprove a matrícula em curso de educação de nível médio e superior (graduação, pós-graduação, MBA, especialização, mestrado e doutorado).
Filiado (filiado PMI®): aplica-se ao membro filiado de qualquer capítulo do PMI® (não necessariamente no Brasil) com sua filiação ativa na data da aquisição da inscrição, mediante comprovação de filiação.
  • A validação do voluntário será feita por um officer do capítulo correspondente.
Voluntário-filiado: aplica-se ao voluntário ativo em qualquer capítulo do PMI® e que esteja com sua filiação ativa na data da aquisição da inscrição, mediante comprovação de filiação e de atuação voluntária.
  • Restrição: o voluntário precisa estar filiado ao seu capítulo correspondente, caso contrário não tem direito a esse benefício.
  • A validação do voluntário será feita por um officer do capítulo correspondente.
Presidente e um convidado voluntário do capítulo: aplica-se a presidentes de qualquer capítulo do PMI no Brasil, seja gestão atual ou gestões anteriores e mais um convite para um voluntário do capítulo, sugere-se vice-presidente, past presidente, VP de alguma área ou diretoria.
PMI Latam: aplica-se aos membros do staff da diretoria regional Latam do PMI.

Orientações sobre descontos:
Os descontos não são cumulativos e por categoria.

Para congressista que é estudante e filiado PMI - No caso de inscrições de estudantes que também sejam membros filiados a um capítulo brasileiro do PMI, na data da aquisição da inscrição, é garantido apenas o desconto da categoria “Filiado PMI”.

Para grupos onde existam um ou mais filiados PMI - No caso de inscrições em grupos (aplicado à empresas) onde um ou mais membros do grupo forem membros filiados a um capítulo brasileiro do PMI, na data da aquisição da inscrição, é garantido à empresa o valor da categoria “Filiado PMI” para os membros filiados participantes do grupo. A organização do evento deverá calcular o novo valor do grupo com este benefício incluso.

Filiado PMI - Os ingressos serão ofertados de acordo com a disponibilidade de ingressos que estará condicionada à capacidade física do local de realização do evento. Esses ingressos terão um teto máximo de quantidade a ser ofertada.

Voluntário-filiado PMI – Em virtude da limitação física do local de realização do evento, nessa primeira versão da política, os voluntários-filiados não terão um valor fixo, mas terão um desconto maior do que a categoria “Filiados PMI” como forma de reconhecimento aos seus serviços voluntários.

Os ingressos para voluntários-filiados serão ofertados de acordo com a disponibilidade de ingressos que estará condicionada à capacidade física do local de realização do evento. Esses ingressos terão um teto máximo de quantidade a ser ofertada.

Ingresso para eventos satélites: São eventos paralelos à programação deste evento. Valores e gratuidades serão construídos à parte, de acordo com a estratégia do projeto e do evento satélite.

Gratuidades: Ao longo do projeto será necessário o uso de vouchers com 100% de desconto para alguns convites estratégicos, como por exemplo: autoridades, palestrantes, representantes de empresas convidadas, patrocinadores, entre outros. O comitê executivo avaliará as necessidades e, de acordo com a limitação física do espaço de realização do evento, concederá os vouchers. Para cada voucher gratuito deverá ser criada uma categoria de identificação do voucher, permitindo assim que a equipe de inscrições possa fazer a devida consolidação e controle do uso dos vouchers, bem como o report executivo quando necessário.

Faixas de preços por lotes de vendas:
A cada mudança de lote haverá um aumento percentual no valor do ingresso do público em geral.

Inscrições realizadas em categorias erradas:
As categorias de inscrição estudante, filiado PMI e voluntário filiado PMI passarão por processos de validação. Caso a inscrição não se enquadre nos requisitos da categoria selecionada pelo usuário inscrito, a organização do evento reserva-se no direito de cobrar a diferença ou cancelar a inscrição realizada, mantendo a inscrição suspensa no sistema. O usuário não poderá participar do evento até a regularização da inscrição ou autorização por parte da equipe do evento.

Inscrições com pagamentos previstos para após realização do evento (ex.: empenho):
Caso a empresa opte por realizar o pagamento após a realização do evento, o valor devido com a aquisição de ingressos previamente solicitados e formalizados será cobrado independente do congressista ter comparecido nos dias do evento ou não.

ANEXO A - Tabela de Precificação para o CBGPL 2025:
O maior valor praticado nas vendas, correspondente ao valor do 4º lote de vendas para público geral, é R$ 1.500,00.
A organizadora do evento pode vir a encerrar inscrições em um determinado lote ou categoria sem aviso prévio, observando sempre a lotação máxima permitida no evento.
Com base nestes valores foram aplicados os descontos estabelecidos na política de precificação, formando a seguinte tabela de preços para o CBGPL 2025 (não contemplando possíveis workshops que venham a ocorrer no CBGPL 2025):
Categoria 1ºLote
02/08/2023 a 30/09/2024
2ºLote
01/10/2024 a 20/12/2024
3ºLote
21/12/2024 a 11/03/2025
4ºLote
12/03/2025 a 21/04/2025
Público em geral (não filiado) R$ 900,00 R$ 1.050,00 R$ 1.275,00 R$ 1.500,00
Estudante R$ 630,00 R$ 735,00 R$ 892,50 R$ 1.050,00
Filiado PMI R$ 450,00 R$ 525,00 R$ 637,50 R$ 750,00
Voluntário-Filiado R$ 360,00 R$ 420,00 R$ 510,00 R$ 600,00
Grupos R$ 810,00 R$ 945,00 R$ 1.147,50 R$ 1.350,00
Política de Preços e Cancelamento
Esta política de cancelamento e reembolso define o tempo hábil e as condições necessárias para que os compradores solicitem o cancelamento de compra de ingressos ou troca de titularidade. Os sistemas de nossos parceiros comerciais estarão aptos a efetuarem as operações necessárias dentro do regramento existente.

1. O ingresso é pessoal (nominal).
É indispensável a apresentação de um documento de identificação oficial com foto no momento do checkin (credenciamento no local) para validar o ingresso e acessar o evento.

2. Cancelamento e reembolso de ingresso.
Em caso de cancelamento, o reembolso do valor do ingresso, descontada a taxa de serviço da operadora de pagamentos e a taxa de serviço da ferramenta de compra de ingresso, poderá ser efetuado desde que a solicitação seja feita no prazo máximo de até 10 dias após o pagamento do ingresso. Só será permitida a troca de titularidade até o prazo de 10 dias após a data de pagamento do ingresso. A solicitação de cancelamento e reembolso deverá ser feita através do e-mail suporte@pontoonline.com.br, com cópia para inscricao@cbgpl.org.br, contendo as seguintes informações:
- Título do email: cancelamento de ingresso – Nome do comprador
- No corpo do email: informe o nome completo do comprador, CPF e o motivo da desistência da compra.

Reembolso para compras com cartão de crédito (caso exista essa opção de compra): o reembolso do valor do ingresso, descontadas as taxas de serviços, será devolvido ao mesmo cartão utilizado durante a compra e aparecerá na próxima fatura ou na subsequente. O prazo varia dependendo da data de fechamento da fatura do cliente e da data em que o pedido foi cancelado.
Reembolso para compras com boleto bancário (caso exista essa opção de compra): O reembolso da compra via boleto bancário, descontadas as taxas de serviços, será realizado por meio de depósito em conta bancária do inscrito ou da empresa contratante. O valor só poderá ser reembolsado para uma conta bancária associada ao mesmo CPF/CNPJ informado no momento da compra. Depois, basta que o cliente aguarde o prazo para a confirmação da devolução na conta informada, o que pode levar até 30 dias, a partir do momento em que recebemos os dados e desde que eles estejam corretos.
Reembolso para compras com PIX (caso exista essa opção de compra): dentro do prazo de 48 horas, o PIX poderá ser cancelado. Após este prazo, a devolução se dará através do envio do valor integral utilizando uma chave PIX em nome do inscrito.

Caso a empresa realize o pagamento após a realização do evento o valor devido com a aquisição do ingresso será cobrado independente do congressita ter ou não participado do evento.

3. Troca de titularidade.
A troca de titularidade poderá ser realizada pelo titular da compra do ingresso desde o momento da compra até 10 dias após o pagamento do ingresso. Após essa data, não serão aceitos pedidos de troca de titularidade. Para enviar a solicitação de troca de titularidade basta enviar um email para suporte@pontoonline.com.br, com cópia para inscricao@cbgpl.org.br, contendo as seguintes informações:
- Título do email: Troca de titularidade – Nome do comprador
- No corpo do email: informe o nome completo do comprador, CPF, nome completo do novo titular, CPF do novo titular e email de compra do novo titular.

Em caso de outras dúvidas referente a pagamentos ou reembolsos mande a sua solicitação para o email suporte@pontoonline.com.br, com cópia para inscricao@cbgpl.org.br .

4. Inscrições realizadas em categorias erradas:
As categorias de inscrição estudante, filiado PMI e voluntário filiado PMI passarão por processos de validação. Caso a inscrição não se enquadre nos requisitos da categoria selecionada pelo usuário inscrito, a organização do evento reserva-se no direito de cobrar a diferença ou cancelar a inscrição realizada, mantendo a inscrição suspensa no sistema. O usuário não poderá participar do evento até a regularização da inscrição ou autorização por parte da equipe do evento.

5. Inscrições com pagamentos previstos para após realização do evento (ex.: empenho):
Caso a empresa opte por realizar o pagamento após a realização do evento, o valor devido com a aquisição de ingressos previamente solicitados e formalizados será cobrado independente do congressista ter comparecido nos dias do evento ou não.